28.3.11

Sobre livros: Favoritos parte II

Hoje, dando continuação ao post anterior, segue a dica de mais dois livros inspiradores.


O Hobbit é quase a origem da história de O Senhor dos Anéis, apresentando personagens que desempenham papéis importante na trilogia, e narrando, como o "precioso" Um Anel vai parar na tranquila vida dos hobbits, graças a Bilbo Bolseiro. Ao meu ver, esse é um dos melhores livros de Tolkien. Me fascina a fantasia desse livro, e a capacidade do autor de criar um mundo totalmente novo, a riqueza de detalhes. Mas cuidado, se você não gosta de histórias épicas de aventura, que envolvam dragões, anões, magos e tesouros, outro livro é indicado. O hobbit para mim, é um dos livros menos complexos de Tolkien, mas nem por isso é menos fascinante.

"E mais uma vez Bilbo desejou estar no seu confortável buraco de hobbit, com a chaleira a cantar ao lume. E não foi a última vez."






A menina que roubava livros, também se passa durante a segunda guerra mundial, mas traz muito mais que isso em suas linhas. Assim como desventuras em série, é um livro narrado de forma única. A história de Liesel Meminger, uma garota magrela, roubadora de livros por opção, e melhor amiga de Rudy, é contada pela personificação da Morte.ia. É muito interessante ver como as pessoas desse época viviam e como o Füher influenciava na vida de todos os alemães, ainda que esta seja uma história de ficção. O livro é poético, dramático, e muito, muito lindo. Pegando emprestada uma frase do próprio autor, "quando a morte conta uma história, você deve parar para ler."


" Decididamente, eu sei ser animada, sei ser amável. Agradável. Afável. E esses são apenas os As. Só não me peça para ser simpática. Simpatia não tem nada a ver comigo."

10 comentários:

  1. oooi, tudo bem? ^^
    Eu adoro a menina que roubava livros também *-* É com certeza um dos meus favoritos, mtmt bom :D
    Já não gosto mt de senhor dos anéis, comprei esse spin-off p meu namorado, ele adorooou e eu neem consigo olhar p isso, ahseoihaseoihasoeihase. um dia eu tento dar uma segunda chence xD

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Acredita que não li nenhum dos dois livros? Sempre digo que vou começar a ler "A Menina..." mas nunca começo.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Mais dois livros vão ser adicionados em minha estante, hehe. Achei os dois muito interesantes (:
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  4. O HOBBIT é uma leitura extraordinaria, cheia de contos, músicas. Eu já li o livro como quase todos de J.R.R TOLKIEN e O HOBBIT como SENHOR DOS ANEIS, ROVERANDOM, TOM BOMBADIL são livros ótimos para quem gosta desse tipo de leitura.

    Você realmente está de parabéns por essa resenha sobre O HOBBIT.

    ResponderExcluir
  5. Eu já li o Hobbite e adorei, já li O Senhor dos Anéis também, só falta eu ler o terceiro, mas adorei todos.

    Nunca li a menina que roubava livros, mas tenho vontade.

    Bjus
    Gisele
    http://dicasdelivrosefilmes.com.br/

    Tem sorteio no meu blog do Box Diários do Vampiro. Passa lá!

    ResponderExcluir
  6. Livros maravilhosos sendo citados aqui... simplesmente, amei! *O* A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS é um clássico que precisa ser apreciado por todo bom leitor... aaaamo muito! :)

    Beijão. :*
    Fran.

    ResponderExcluir
  7. Nunca tive vontade de ler nenhum livro da série 'O senhor dos anéis', mas se você acha esse livro legal eu acredito em você. xD
    'A menina que roubava livros' é um livro realmente muito bom. É um dos meus livros favoritos.

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. A Menina que roubava livros é uma história emocionante. Raras vezes encontrei um livro que abordem a 2a. Guerra escrito com tanta maturidade e doçura, sem obrigar o leitor a chorar. As lágrimas fluem livremente, pela própria emoção da leitura. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Faz tantos anos que tenho O Hobbit e a trilogia do Senhor dos Anéis, mas ainda não li. Resolvi que esse ano vou tomar vergonha e ler!

    ResponderExcluir
  10. O Hobbit eu já li e resenhei no blog. Gostei mas não ameeeeei. A menina que roubava livros eu tenho vontade de ler, mas ainda não tive a oportunidade (fila mt grande de livros na frente, hahaha)

    Beijinhos!
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir