20.5.11

Resenha do Livro: Wake - Despertar

Para início de conversa, é um pouco difícil falar sobre esse livro sem fazer algum tipo de comentário que revele algo realmente importante para vocês. Estou tentando fazer essa resenha a mais de três semanas e definitivamente não consigo. Só que agora tomei coragem e aqui estou eu tentando começar a falar sobre essa trilogia que eu gosto muito. Muito mesmo!

Despertar
Título original: Wake
Autora: Lisa McMann
Editora: Novo Século
Avaliação: Muito bom.
Lançamento em 2008 nos Estados Unidos.

O livro conta a história de uma jovem chamada Janie. Ela é uma menina humilde que mora com a sua mãe alcóolatra no bairro mais pobre da cidade onde vivem vários burgueses. Janie é aquele tipo de garota quieta e inteligente que dificilmente é adorada pelas líderes de torcida, passando a ter apenas um amigo ou nem isso. Porém, Janie tem sorte de ter uma melhor amiga que não larga de seu pé.

Desde pequena Janie tem visões estranhas que, na verdade, são sonhos de pessoas que estão ao seu redor. Aos 8 anos de idade, Janie descobre esse seu "dom" diferente quando pela primeira vez vai dormir fora de casa, que por acaso é a casa de sua melhor amiga até hoje, conhecida como Carrie. Lá, Janie tem pela primeira vez a experiência de outros sonhos que não são de sua mãe, o que a deixa um pouco assustada.

Janie é reservada demais com esse assunto e não diz a ninguém. É como um peso que ela está louca para tirar das suas costas, mas sabe que não pode dizer a ninguém, até mesmo a Carrie. Só que ao conhecer melhor o seu antigo colega de classe Cabel, Janie passa a aliviar todos esses problemas que ocupam a sua cabeça tendo com quem compartilhar o seu grande segredo. Ele vai ser uma das peças chaves nesse livro, o que é óbvio dando em um romance lindo entre os dois principais.

Resumidamente, o 1º livro dessa trilogia é focado em desvendar um pouco dos segredos por trás de ser uma Apanhadora de Sonhos. Os pontos negativos e os pontos positivos de ter um dom como esse, mais os pontos negativos do que qualquer outro, o que leva a pequena garota diferente a sérios problemas ao decorrer do livro. Vale a pena ler :)

Nota¹: Normalmente vocês estão acostumados a ler livros que são lotados de narrativas complexas, cheios de detalhes em parágrafos e mais parágrafos. Em Wake, vai notar uma diferença imensa, já que ele é toco picotado como fosse lembrete ou apenas notinhas de um diário com dia e hora. Confesso que no início eu estranhei bastante, mas o livro é realmente bom e não vale a pena parar de ler por causa disso. Ele te da as informações necessárias para você imaginar perfeitamente a cena.
Nota²: O livro volta muito em acontecimentos passados, então tem que prestar bastante atenção nas datas para não se confundir.

Próximos volumes: Fade - Desvanecer e Gone - Desaparecer. Todos lançados no Brasil.

12 comentários:

  1. Já vi muitas resenhas positivas desse livro, dizem que o formato lembra o da serie 24 horas, eu ainda não li, mas pretendo lê-lo ainda esse ano!

    Beijos, duh Araujo
    http://www.boyselivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu li este livro e o segundo (Fade) já!

    Não vejo a hora de saber o que vai acontecer com a Janie.

    Ótima resenha!

    by. Biia'
    ________________________________
    www.livroseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mesma resenha!
    =)

    Bom foi um livro que me surpreendeu!
    E vou confessar que devorei os outros da série.

    BJinhos
    Psiu!
    www.SilencioQueEuToLendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler esse livro, mas fico meio confusa quando mistura presente e passado.
    Aqui, no blog tem sim uma resenha de O mundo de vidro, está na página de resenhas.

    Bjs
    Maah - Nerd Leitora

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Tem jeito de ser super interessante esse livro, :D
    adoro ler e esse faz bem meu estilo de livro, kk

    beijos :*
    → http://blogandocomtatah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Já fazia um bom tempo que eu queria ler esta trilogia. Vi sua resenha que ficou muito boa e, quero mesmo ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, essa série está na minha lista há um bom tempo, mas sempre vai surgindo outros livros na frente, né? ahsuahsuhsa
    De qualquer forma, gostei da sua resenha e quero mto ter a oportunidade de conhecer esse livro!

    beeeijos,
    Jéssica

    ResponderExcluir
  8. Esse é um livro que quero muito ler e me interessei mais agora, eu não sabia de toda essa história, mas ao meu ver não parece que Cabel é um dos garotos populares, o que já me alivia ao fato de que em quase todo livro garoto popular gosta de garota que não é popular. Se tem as descrições dos lugares e do que esta acontecendo, acho que esse método da autora de screver não vai me encomodar, o que me encomoda é quando não consigo imaginar certa coisa porque o autor não deixou claro.
    beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá! :D

    Faço questão de ler essa trilogia. Existem pessoas que, ou amam estes livros, ou simplesmente odeiam. Não sei, mas a história me chamou muita a atenção, e adorei as suas notas e comentários referente a obra. Ajudará na hora da leitura, tenha certeza. Enfim, acho que vale muito a pena lê-los, de verdade.
    Adorei!!

    Beijos. :*
    Fran.
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Adorei a resenha! Gosto bastante da série, tanto a temática, quanto a escrita da autora são super diferentes! Um estilo que vale a pena ser conhecido!
    Os outros dois livros são ótimos :) O desfecho é surpreendente!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Na Caixinha do Correio #7 Passa lá :)
    Tá rolando promoção de "Uma Proposta Irrecuável", livro + marcador -> http://migre.me/4wwLm
    Participe!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ficou ótima a sua resenha ;)
    Esta trilogia está entre as minhas favoritas, gostei muito dos livros e na minha opinião vale muito a pena ler!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu já li Wake... realmente, a narrativa confunde um bocadinho, mas é original e bem bacana... so que não fiquei MORRENDO de vontade de ter a continuação.... quando tiver tempo eu leio!
    Beijos;

    ResponderExcluir