25.7.11

O Fim de uma História

Acho que nada é tão complicado e tão impressionante, tanto para o autor quanto para os leitores, quanto o final da história. Uma, em particular, chamou minha atenção essa semana. O fim da série Harry Potter.

A estréia mundial foi semana passada, mas aquele gostinho de melancolia ainda perdura em todos os fãs da série do bruxo mais famoso dos últimos tempos. Principalmente aqueles que cresceram junto com o protagonista, vivendo cada detalhe de sua incrível aventura. Seja nos filmes, ou nos livros, a série conquistou um público bastante diversificado, com seus personagens cativantes e seu enredo arrebatador.

Engana-se aquele que julga Harry Potter como um simplório conto para crianças. Até porque, penso eu, até mesmo os contos infantis possuem em seu cerne todos os ingredientes capazes de fazer sonhar o mais velho homo sapiens. Poder este que somente a literatura fantástica é capaz de produzir, com seus vastos mundos imaginários, onde podemos caminhar livremente sem as barreiras sociais, culturais ou financeiras. Onde podemos andar ao lado de criaturas fantásticas, mas também onde aprendemos valores morais importantes, imaginados e mesclados em personagens fascinantes e profundos.

Harry Potter é tudo isso: Um lado infantil misturado com um lado obscuro e profundo, capaz de produzir os mais sinceros risos e o mais terrível pavor.

E, como eu disse em outro site por aí: Pena que acabou.

3 comentários:

  1. Foi triste mesmo ver que chegou ao fim, eu cresci com a série e concordo totalmente que não é simplesmente para crianças.
    Mas também acho que, para quem é fã, HP nunca vai acabar, só os lançamentos que não terão mais.
    Mas a história vai estar sempre ai, pra ser lida, bem como os filmes para serem vistos, e a mágica a e graça vão existir sempre!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou alucinada pelo filme e fiquei bem chateada com o fim, os livros são ótimos e os filmes tbm. Eu recomendo pra todo mundo que tem preconceito ou não conhece a série.

    ResponderExcluir
  3. Eu cresci com Harry Potter, como váarias pessoas, e acompanhei todos os filmes, li apenas um livro. Não vi ainda o último filme, mas os outros últimos dois não gostei sabe...gostava mais quando se passava na escola ainda. Eu devo ser uma das únicas que não sofreu tanto com o fim de Harry Potter, hahaha.

    Achei super fofo esse desenho do Harry.
    Beijos!

    ResponderExcluir