29.8.11

Resenha: Desventuras em Série - A Sala dos Répteis

Hoje vamos falar do segundo livro da série Desventuras em Série, de Daniel Handler sob o pseudônimo de Lemony Snicket. O livro foi lançado em 1999, inicialmente em capa dura, mas ganhou outras edições em brochura, sendo parte do roteiro adaptado do filme das Desventuras, lançado em 2004.

A Sala dos Répteis conta a história dos irmãos Baudelaire, Klaus, Violet e Sunny, em sua aventura com um novo tutor, o doutor Montgomery Montgomery. O Tio Monty é um especialista em répteis, e logo acaba conquistando as crianças, com seus estudos - meio excêntricos - altamente aprofundados no comportamento e demais características dos répteis.

Segundo o sr. Poe, o dr. Montgomery é o cunhado do tio dos irmãos Baudelaire, se tornando assim um familiar, mesmo que distante. Por recomendação do sr. Poe, Montgomery se torna o tutor das crianças. As crianças ficam fascinadas pelo trabalho do tio Monty, ainda mais quando este revela que logo irão sair numa expedição ao Peru. Segundo o tutor, a expedição daria inicio assim que o novo assistente dele chegasse, uma vez que o anterior, Gustavo, havia se demitido.

As coisas começam a desandar quando o assistente novo chega ao lugar. Stephano é um homem estranho, mas que acaba sendo contratado pelo tio Monty. Porém os Baudelaire logo descobrem que Stephano na realidade é o Conde Olaf, o antigo tutor que deseja por as mãos na fortuna das crianças, sob um disfarce mal produzido. O conde impede as crianças de contarem a verdade ao tio, ameaçando-os com uma faca.

No dia da expedição ao Peru, Monty acaba sendo encontrado morto, após ser supostamente atacado pela Víbora-Incrivelmente-Mortífera. As crianças tentam argumentar com as autoridades, dizendo que o nome fora dado por Monty como uma piada, pois a víbora recebera este nome do doutor, mas era uma das criaturas mais dóceis do mundo.

As aventuras e desventuras continuam, com um formato muito bom, e uma escrita excelente por parte do autor. Certamente um livro para crianças de 8 a 80 anos.



Livro: Desventuras em Série - A Sala dos Répteis
Autora: Daniel Handler / Lemony Snicket
Editora: Cia. das Letras 
Páginas: 180
Avaliação: Excelente

6 comentários:

  1. Já li este livro! ja li também o primeiro (mau começo) não gostei muito do primeiro, mas este aí é bem legal! mas ao que vc vai lendo a série começa a ficar chato ><
    mas esse aí é bem legal, eu também recomendo :D
    beijos,
    www.theattitudeincluded.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi ..

    Nunca li os livros, mas já vi o filme. Só posso dizer uma coisa: muito bom mesmo.

    Ótima resenha.

    João Victor
    http://amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, como vai?
    Embora eu não tenha lido, assim como a maioria, assisti ao filme baseado nos três primeiros livros da série e tenho um conhecimento maior sobre as obras escritas por intermédio de meu irmão caçula que, a propósito, adora a série.
    Como um infanto-juvenil, aprecio muito a maturidade e a riqueza cultural que o autor passa em seu pessimismo despretensioso e nos detalhes ricos em engenhosidades e na própria inteligência preconce das crianças.
    Após os seus comentários nessa resenha e o final, que adorei, recomendado a crianças de 8 a 80 anos, não pude ter mais vontade de ler essa série. Quando surgir a oportunidade, com certeza o farei.

    Adorei a proposta do seu blog também, voltarei mais vezes!
    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  4. Eu vi o filme e gostei bastante.
    Nunca li os livros, vou começar a procurar *-*

    ResponderExcluir
  5. Muito legal! Ô raiva desse conde Olaf! Ache muito boa a interpretação do Jim Carry, mas relembrando que nunca li nenhum dos livros, portanto não posso dizer se ele seguiu bem a personalidade do personagem!

    Beijinhos!

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  6. Na realidade, a atuação do Jim Carey é o que salva, na minha opinião, o filme, já que ele interpreta o Conde Olaf de uma maneira perfeita..

    ResponderExcluir