19.8.11

Resenha: O Xamado.

O Xamado, de Laura Bergallo é um livro infanto-juvenil e cem por cento brasileiro. A narrativa nos conta a história de Leo e seus amigos, e tudo começa quando durante uma conversa entre amigos no MSN, alguém aparece de forma inesperada e começa a participar do assunto. Seu nome é José Eleutério, um rapaz que precisa de auxílio para desvendar a verdadeira causa de sua morte.

Você provavelmente reparou, que o título do livro vem grafado como "Xamado" e não "Chamado". Não só o título, mas todo o livro em si faz uso do internetês, aquela linguagem bem típica de jovens usuários do MSN e das redes sociais, em vários momentos. Não são erros, mas um recurso de estilo usado para aproximar o livro do público alvo.

A história é narrada em primeira pessoa por Leo, o personagem principal. Como o livro é todo voltado para os jovens, é muito fácil se identificar naquelas páginas. A linguagem é simples, fácil e bem parecida com o que você escutaria do corredor de uma escola mesmo.

A leitura é muito rápida. Dá para terminar o livro em questão de horas, já que o número de páginas é pequeno e o tamanho da fonte é relativamente grande.

A questão do espírito até é trabalhada, mas é apenas um encremento no desenvolver da trama, superficial,  fica divertido para quem vai ler. A história toda tem até um ar de "Sherlock Holmes" com a investigação, e a questão do envenenamento do José Eleutério.

Mais do que tudo, acredito que este livro prova, mais uma vez, que a literatura brasileira tem sim um potencial enorme, para qualquer gênero e estilo. Basta ter vontade de ler.

Livro: O Xamado - teclando com o além.
Autora: Laura Bergallo.
Editora: Vida e Consciência.
Páginas: 120.
Avaliação: Bom.

4 comentários:

  1. Gostei do post, mais sabe quando o livro não consegue te prender de primeiro?? Isso acabou de acontecer rs.

    ResponderExcluir
  2. Hey, Isa!

    To com esse livro aqui, devo ler por esses dias. Estou muito curiosa! =)

    Beijocas e linda semana pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza! Nossa literatura está tão diversificada e maravilhosa. Tenho um orgulho enorme disso, pena que isso muitas vezes não é reconhecido.
    A literatura brasileira está aumentando de nota 10 para nota 20 e muitos não percebem por puro preconceito!
    Achei a ideia desse livro super legal e com certeza vou ler!

    Beijos!

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  4. Oi, primeira visita, muito bom seu blog! seguindo, me segue tbm!
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
    bjss *-*

    ResponderExcluir