6.9.11

Por que ir na Bienal do livro?

Como todos já devem estar sabendo, começou no dia primeiro deste mês a XV Bienal do Rio de Janeiro. Muitas atrações e novidades já foram colocadas à mostra pelas centenas de editoras espalhadas ao redor do Rio Centro, na Barra da Tijuca, atraindo leitores de todas as partes.

Embora não se questione a qualidade da programação - e nem é essa a intenção deste que vos escreve, uma vez que eu ainda irei na edição deste ano - fica sempre a pergunta, principalmente na mente daqueles que não são leitores assim tão assíduos: Por que ir a Bienal?

Ora, basicamente o que se encontrará lá são livros. Livros e mais livros de romance, terror, ficção, comédia, suspense, fantasia, que atingem todas as faixas etárias da população. Basicamente é a exposição de livros e editoras num mercado que ainda é muito simplório em nosso país, porém em constante crescimento. E o que você tem a ver com isso?

Simples, em minha opinião: A Bienal geralmente não apresenta grandes novidades bombásticas. É uma programação bem estruturada e organizada nos moldes de alguns anos atrás. Porém, é justamente a organização - geralmente bem realizada - que dá a fama ao evento. É uma grande oportunidade para colher informações sobre aquele livro que atraiu a sua atenção na prateleira de alguma livraria, ou comprar alguma edição que é difícil de encontrar. Tudo isso num ambiente super tranquilo e que facilita a exposição.

Outra qualidade que é importante destacar é a infinidade de livros a um preço baixo, mesmo não se tratando de best sellers, mas que podem se revelar uma leitura bastante proveitosa. Digo por experiência própria. Alguns livros da minha estante não possuem o marketing de um Crepúsculo, mas são exponencialmente melhores do que o best seller em questão.

Você pode colher mais informações no próprio site da Bienal, onde poderá escolher o melhor dia para ir, baseado na programação do evento. Mas se você não for um leitor tão assíduo, eu o aconselho a ir. Vá a Bienal no Rio Centro, veja as prateleiras das editoras, converse com as pessoas e, caso seja possível, dê uma chance a algum livro, mesmo que não seja um best seller. Você poderá se surpreender com as descobertas de uma boa leitura.


4 comentários:

  1. Oi ..

    Infelizmente eu não posso ir. Quem manda morar longe né? Mas enfim, quem mora ai perto, não deixa passar a oportunidade. Vai lá e aproveita bastante, rs.

    Adorei o post! :)

    João Victor
    http://www.amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fui ontem, comprei 11 livros. Tem uns que estão com os mesmo preços das livrarias, mas em outros que estão valendo muito a pena, principalmente os pockets.

    Bjs
    http://maviealeatoire.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ah...
    se eu morasse por aí, iria com certeza!
    Por aqui tem o SALIPI. Um evento bem interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir