6.10.11

Resenha: A Jornada


“Grandes coisas estão prestes a acontecer na casa dos Maple. A mãe vai ter um bebê,o que significa que agora haverá quatro irmãs Rittle em vez de apenas três. Mas quando a bebê Lily nasce prematura e não pode vir do hospital para casa, Maple se une a sua irmã Dawn na busca de uma lendária mulher sábia que realiza milagres. Os perigos que Maple e Dawn encontram em sua jornada as fazem perceber uma ou duas coisas sobre milagres - e sobre elas mesmas.”

Geral: Ao ler a sinopse do livro, minha primeira pergunta – e talvez a de vocês também – foi “O que será que este livro tem de tão especial?” Respondo: Quatro irmãs. Não é a linguagem nem o enredo o que de fato nos conquista, e sim a fraternidade entre a família e o clima de infância da história. Acredito que quem tem irmãos irá se comover ainda mais com as atitudes – imprudentes, mas tão dignas - de Maple e Dawn.

Enredo: Narrado em primeira pessoa, por Maple. A narrativa começa com as quatro irmãs esculpindo abóboras para o Halloween, enquanto a mãe canta uma canção que explica toda a lenda da misteriosa Mulher Sábia, a Senhora dos Desejos. Tudo se desenrola rapidamente – na mesma noite Lilly Nasce, e na noite seguinte as meninas fogem e os problemas começam.O único ponto negativo é que dentre as quatro irmãs, apenas Marple e Dawn fogem, consequentemente, as outras duas irmãs não estão presentes na história do mesmo modo.

Um elemento que faz "aparições" a todo o momento no enredo é a borboleta monarca da capa, a princípio meio sem significado, como uma incógnita. É proposital, pois no final sua participação toma significado.

Visual: A capa é linda, como vocês podem ver. É um dos poucos livros cuja capa brasileira e original são as maesmas e achei isso ótimo. A diagramação é bonita – a primeira página de cada capítulo é emoldurada por várias borboletinhas.

Livro: A jornada
Autora: Erin E. Moulton
Páginas: 200
Gênero: Ficcção.
Editora: Novo Conceito.

3 comentários:

  1. Bem legal =) adorei sua resenha, clara objetiva, parabéns!!!
    sucesso ao blog e ótimas leituras!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler esse livro, todos falando super bem dele, parece ótimo ;D

    Bjoos;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  3. Ah, realmente. Se você desconsiderar esse amor entre as irmãs o livro seria morno. Achei muito bonitinho!

    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir