4.2.12

Autores: Julio Verne

O francês Julio Verne, ou Jules Gabriel Verne Allotte, foi um dos primeiros autores a escrever ficção científica mais ou menos como a conhecemos hoje. Seus livros são extremamente criativos e levam o leitor para aventuras e lugares extraordinários, tavez porque na época em que Verne começou a fazer sucesso - segunda metade do século XIX, - havia um interesse geral por lugares exóiticos, pelo desconhecido.

Até mesmo Julio Verne já sofria nas mãos das editoras. Reza a lenda que seu primeiro sucesso “Cinco Semanas em Balão” foi recusado por nada menos que quinze editoras. Por sorte, pessoas influentes toparam com seu trabalho e o autor foi publicado e tornou-se um sucesso. Embora a obra de Verne se dirigisse basicamente a um público juvenil e popular, suas obras são indicadas para todos.

Verne foi influenciado por autores como Jonathan Swift (Viagens de Gulliver) e Edgar Allan Poe (Histórias Extraordinárias e outros). O mais interessante é que o autor não viajou muito em vida, porém, descreve várias regiões do mundo em seus livros. Acreditem ou não, o autor também conseguiu profetizar a existência de alguns avanços científicos como o submarino e a televisão. Haja imaginação, não?

Confiram a seguir alguns de seus títulos.

 Vinte mil léguas submarinas
"Verdadeiro clássico da ficção científica, o livro narra as aventuras do Capitão Nemo, um enigmático e brilhante homem que construiu um submarino e com ele dedicava-se a percorrer os mares, estudando e desbravando o fundo dos oceanos. Curiosamente, Verne nunca saiu da França, embora seus relatos narrassem, com incrível exatidão, as mais distantes regiões do planeta."
A volta ao mundo em 80 dias
"Em 1872, vivia em Londres um homem misterioso chamado Phileas Fogg. Com a exatidão de um cronômetro, chegava todas as manhãs ao Reform Club, de onde só retornava a casa para dormir, precisamente à meia-noite. No dia em que admitiu Passepartout como seu criado, o metódico cavalheiro fez uma aposta com os outros sócios do clube, arriscando metade de sua fortuna. A outra parte gastaria para ganhá-la. Esta inesperada decisão de Fogg vai levar os dois a viverem uma ousada aventura.”

6 comentários:

  1. Oi, primeiramente obrigado pela visita no Nerd Literário :D Fiquei muito feliz !

    Eu sempre ouço falar desse autor, mas não sabia ao certo que era, que livros escreveu e etc. Muito bom saber que ele escreveu A volta ao mundo em 80 dias ! Pois já me interessei pelo livro !
    Adorei o post :]

    Fernando Turozi

    Nerd Literário

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse autor!
    Os dois livros que você citou eu já li (além de outros) e A Volta ao Mundo em 80 Dias é o melhor dos dois \o/

    Beijos,

    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  3. Oi Isabela!

    Nunca li nada do Júlio, mas sempre tive vontade de ler 80 mil léguas e Viagem ao centro da terra. Este último vi o filme e gostei. Espero poder ler, pois os livros dele parece ter muita fantasia e aventura..

    Obrigada pelo comentário!
    beijos :D

    ResponderExcluir
  4. Nossa que interessante saber um pouco mais desse fantástico autor ... melhor ainda saber o qnt criativo ele foi sem ir in loco para escrever seus livro ... nesses momentos tenho vontade de ler os clássico =)

    já li "A volta ao mundo em 80 dias" e adorei =)

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Nunca li nada do autor, mas só de saber que ele foi um dos pioneiros no mundo da ficção científica, fiquei louca para conhecer as suas obras.
    Bjos

    Jack

    ResponderExcluir
  6. Sempre quando citam Julio Verne, eu me lembro do livro A Volta ao Mundo em 80 dias! Eu tive que ler para o colégio!! A obra é mto boaaa... mas como eu tinha deixaado para ler na última hora foi bem doloroso! hahaha não pela história, mas pq o livro é bem grandinho... resultado: acordei no outro dia com dor de cabeça e dor nos olhos... acabei faltando a prova do livro! todo o esforço pra nada... hahaha enfim...

    Bjs
    Ale
    Introducing you a Book

    ResponderExcluir