13.2.12

Resenha: Ponto de Impacto, Dan Brown

Dan Brown certamente não é um homem de um sucesso só. Ponto de impacto é tão excitante e envolto em mistérios quanto Código da Vinci. Após a leitura de algumas das obras do autor, percebi que todas convergem para algum tipo de jogo de poder. E nessa obra em questão, a política é a envolvida. O quão longe alguém pode ir para proteger seu status? Ou para chegar ao status desejado? Leia e descubra.

A protagonista é Rachel Sexton, filha do senador Sedgewick Sexton, um político que usa do seu carisma e sua incrível habilidade de mentir para alimentar sua cobiça. Sexton é candidato à presidência dos Estados Unidos. Curiosamente, Rachel trabalha para o NRO(Escritório Nacional de Reconhecimento), e indiretamente para Zachary Herney, atual presidente dos EUA e adversário do seu pai.Mas isso não chega a ser um empecilho para Rachel, que deixa sua opinião sobre o senador muito clara desde o início.

“Era um político profissional de cabelos grisalhos e fala macia que havia sido agraciado com a aparência de um astro de seriado de televisão, o que parecia bastante adequado, considerando seu talento para disfarces e artimanhas. (...)

‘Confiança é tudo’, seu pai sempre lhe dissera. Embora ele houvesse perdido a confiança de Rachel há anos, agora  estava ganhando a de toda uma nação.”


Após um desagradável encontro com o pai, Rachel recebe uma chamada do trabalho, e acaba em uma reunião com o presidente. O mesmo a designa para uma missão especial: analisar e confirmar a veracidade da nova descoberta da NASA. Uma grande jogada da Casa Branca, não só por Rachel ser filha do concorrente, mas pelo fato de o senador Sedgewick estar destruindo a imagem da agência espacial, comparando regularmente em seus discursos os altos custos das pesquisas espaciais em relação aos poucos e falhos resultados.

Desse ponto de vista, a campanha de Sexton parece louvável. Mas seu real objetivo é privatizar a NASA, o que é relativamente pior. Por quê? Privatizar uma agência como a NASA significa dar ouvidos ao dinheiro. As pesquisas seriam dirigidas pelos interesses dos empresários, cujo objetivo é exclusivamente conseguir capital. Muitos escrúpulos seriam esquecidos e a preservação do espaço seria desrespeitada.

Rachel aceita a missão, e é mandada para a plataforma de gelo Milne, que fica no alto Ártico. Mas sua maior surpresa é saber qual a tal descoberta que ela precisa verificar: foi encontrado um meteorito com fósseis na geleira. Um grande acontecimento, de fato. Por anos o mundo investiga a vida em outros planetas. E de repente... Acontece. Tudo parece muito confiável. Além dos contratados da NASA, Herney chamou mais quatro cientistas de fora para analisarem os dados.

Mas o aparecimento de dinoflagelados bioluminescentes no poço de extração do meteorito coloca seu estado de isolamento em dúvida. Não totalmente isolado, o aparecimento do meteorito dá abertura à hipótese de uma farsa muito bem armada e oportuna para a agência espacial.

O livro é cheio de ação, crítica e mesmo um pouco (bem pouco!) de romance. Tive minha opinião mudada em vários pontos do livro. Ele me levou a questionar os limites éticos de um homem, e mesmo seu instintos de sobrevivência. Fica a dica queridos. Bom começo de semana para vocês.

15 comentários:

  1. Oi,

    já vi rapidamente esse livro em uma biblioteca, mas nunca tive a curiosidade de pega-lo! Parece um ótimo livro e você me deixou curiosa!!

    Adorei a resenha!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Isso me lembrou Harlan Coben! ahhaha
    Amei a resenha, você escreve muito bem!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é ótimo, sua resenha está sensacional deu até vontade de ler de novo!

    Bjs
    http://maviealeatoire.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro do Dan Brown
    Mas sempre falam muito bem do autor
    E é uma vergonha nunca ter lido nada do autor...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Por algum motivo estranho eu começo a ler os livros desse autor super animada e no meio do caminho desanimo totalmente --"

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é bom, mas dentre os todos do Dan Brown é o que menos gosto, acho o mais fraquinho, mas mesmo assim vale á pena ler.

    Adorei a resenha (:

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de ler esse livro. Só li O Código da Vinci do autor.

    Beijos!!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  8. Oii ;D

    Aiii.. eu acho que tenho trauma de Dan Brown..
    tentei ler O Cod. da Vinci mto nova e desisti do livro, dps disso acabei evitando tds os titulos do autor..

    Beeijocas
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  9. Eu não li nada do Dan Brown ainda... Quero começar com O Código da Vinci e depois Anjos e Demônios. Dai depois, se eu gostar da narrativa dele eu penso em ler esse livro!

    Gabi

    ResponderExcluir
  10. Toda vez que vejo uma resenha desse livro dá vontade de chorar...sério, porque meu livro sumiu e eu nunca li #chora
    Sou fã do Dan, tenho todos os livros, e se eu não achar o meu livro na mudança, vou precisar comprar um novo urgente.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lí nada do Dan ainda. Queria começar lendo Anjos e Demonios. Quer fazer uma doação? hehe
      bjs

      Excluir
  11. Oi!
    Nunca li Dan Brown mas assisti o filme "O Código da Vinci" e morro de vontade de ler o livro, mas cadê tempo nessa minha vida? hahahaha'
    Mas um dia eu ainda vou ler todos os livros dele, tenho fé.
    Beijos:*

    ResponderExcluir
  12. A escrita de Dan Brown é tensa, te deixa ansioso e preso no livro do inicio ao fim, chega a ser uma tortura ter que fechar para fazer outra coisa.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  13. [AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA]
    AMO ESSE AUTOR.
    Deve ser um 'otimo livro!


    Sthéfanie Paula Cachoeira Rezena – modaeeu.blogspot.com
    Autora e Coordenadora de Divulgação
    CLUBE DOS NOVOS AUTORES


    Beijinhos e espero sua visita, Blanc.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Nunca li nada desse autor *vergonha* mas esse livro em chamou a atenção, irei procurar mais sobre ;)

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir