9.2.12

Resenha: Um Mundo Brilhante

“Um mundo brilhante” começa a partir de um ponto chave: É o dia seguinte ao halloween e Ben e Sara encontram um jovem de descendência indígena agonizando na neve em frente a sua casa pela manhã sem explicação alguma. Logo Ben não consegue deixar de se envolver, pois ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato.

Começando pelos pontos positivos: o livro tem capítulos curtos, o que torna a leitura rápida e prende o leitor. A narrativa em terceira pessoa é bem escrita. Achei interessante o livro ser dividido em cinco "mundos", cinco fases da vida de Ben. A tradução é bem feita, salvo alguns erros ocasionais como os nomes de Ben e Sara, e a capa é muito bonita, toda gliterizada.

O grande ponto negativo é que em certo momento, quando Bem passa a se apegar mais do que o esperado a Shadi, a história se foca nas dúvidas e dramas de Ben, na história da perda de sua irmã, Dusty e nos problemas em seu casamento.

Uma breve desvio seria tolerável, mas a mudança de foco se prolonga. A trama passa a ser sobre Ben escolher entre Shadi (que seria sua verdadeira felicidade) e Sara (que engravida e passa a ser uma responsabilidade). O crime – que deveria ser o ponto principal da história - é deixado em último plano, sendo retomado apenas nos últimos capítulos.

A autora transformou todo o mistério em relação ao caso em um drama ao estilo "Questões do Coração" o que, pelo menos para mim, fez o o livro fugir do contexto que deveria ter pela sinopse. A história não chega a ser ruim, mas poderia  ser bem mais interessante se a autora colocasse mais energia na investigação. Ou então, que transformasse o livro em um drama assumido, exclusivamente sobre o triangulo amoroso entre Shadi, Ben e Sara.

Considerando o fato de que a; grande maioria das resenhas sobre Um Mundo Brilhante é positiva, não deixo de indicá-lo, pois com certeza você deve ler e formar opinião própria.
Livro: Um Mundo Brilhante
Autor: T. Greenwood
Gênero: Ficção
Páginas:336
Editora: Novo Conceito
Avaliação: Regular.

14 comentários:

  1. Oii ;D

    Primeira resenha que leio do livro e poxa.. esse desvio deve mesmo ser bem chato, pq a gtn fica cheio de expectativa e tal e apí muda o foco..

    Estou com o livro e, como vc mesma falou, nada como tirar nossa propria conclusão ;)

    Beijos
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que disse na resenha! O desvio ficou chato e se a autora tivesse usado o mistério do assassinato como primeiro plano, o livro teria se tornado muito melhor. Contudo, no momento que esse ficou de lado, a história se tornou um pouco monótona.

    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    tenho esse livro, mas ainda não li. Também achei a capa muito linda e fico meio desanimada em saber que a autora desvia o foco do livro, mas mesmo assim ainda vou le-lo...

    Adorei a resenha...

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Isabela! Estou ansiosa para ler Um Mundo Brilhante! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu já li esse livro, achei incrível! Sem dúvida uma das melhores escolhas de publicação da Novo Conceito.
    Acho que o foco da T. Greenwood eram as escolhas diante de um evendo, o crime e o mistério do navajo é uma coisa mais para plano de fundo, pelo menos foi como eu vi. Eu li O Mundo Brilhante mais como um livro de reflexão sobre as decisões e o que ganhamos quando escolhemos um caminho.
    Mas, sim, eu também esperava que o desenrolar do crime tivesse um clímax mais empolgante. Ainda assim, um dos melhores livros que li esse ano ^^

    ótima resenha, Isabela!

    Abração, fica na PAz! xD

    Pedro Almada - Inspirados, O Berço das Grandes Ideias
    @Pedro_Almada
    @InspiradosOBDGI
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie Isabela ^^

    Este livro está na minha lista de leitura aqui, mas vou demorar um pouco para chegar nele rs...

    Achei a capa linda e a sinopse em si já nos prepara para uma história marcante.

    Parabéns pela resenha flor!

    bjus
    ;**


    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Acabei de postar uma resenha desse livro no meu blog também, rsrsrs.
    Não acho que a autora se desviou do foco da história, porque acho que o foco era exatamente a vida de Ben, seus problemas, medos, dúvidas e tudo mais. Eu acho que o suspense sobre a morte do rapaz foi apenas um artifício para tornar o livro um pouco mais interessante, mas deu pra perceber que esse não era o enredo principal do livro.

    O livro é legal, e só. Nada mais que isso.

    beijos, caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  8. É a segunda resenha que leio desse livro. Gostei da sua opinião e sinceridade.
    Ainda espero conseguir ler logo esse livro.
    BjO

    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olha vou dizer eu não leio completamente as resenhas pois posso pegar spoiler sem falar que muitas vezes eu gosto de um livro que muita gente não gosta e virse versa. Mas né? Eu só sei que o livro é lindo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Isa, eu estou lendo o livro, já cheguei na página 250, e tmb sinto falta do ritmo ágil do inicio do livro. Estou gostando bastante da leitura, porém tentando não criar expectativa sobre o final, pois uma amiga disse que eu ia me decepcionar...rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo este livro e, para ser bem sincera, não estou gostando.
    A trama não é muito original e me fez lembrar várias vezes de "Questões do Coração", só que "Questões do coração" me conquistou e ameei de verdade...
    Estou demorando bastante pra ler e não sei o que esperar do livro.
    E pelo jeito ele não fica melhor no decorrer da história! ;s
    Tirando o pequeno spoiler, sua resenha está ótima, parabéns!

    Beijones,
    Amanda Melanie
    Literatura em Série
    @LiteraturaSerie

    ResponderExcluir
  12. Comecei o livro as dei uma parada, não me chamou muito a atenção...

    Vou ver se consgo terminar xD

    teh mais

    ResponderExcluir
  13. Ih! Segunda resenha que leio que diz ter se decepcionado um pouco... Mas estou com ele na estante e estou empolgada para lê-lo - pelo amor, aquela capa é maravilhosa! Hahahaha! Novo Conceito fez um trabalho divino na capa :) Mas, de qualquer maneira, em breve terei minha opinião também (pelo menos você disse que a leitura é rápida, assim, caso eu não goste, não ficarei "empacada".) Beijão! Ni

    ResponderExcluir
  14. Oi Isabella.
    Terminei esse livro ontem, e no meu ponto de vista, ela fez esse desvio para mostrar ao leitor os motivos de Ben ser como era. O porque ele tinha medo de se casar, de ser pai e outras coisas. O foco não era exatamente a investigação, mas as escolhas que bem faria de acordo com o acontecimento.
    Eu adorei esse livro pela mistura de sentimentos e emoções que ele nos permite.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir