8.4.12

Resenha: O guia do mochileiro das galáxias

Artur Dent é um inglês azarado. Em um mesmo dia, o homem tem sua casa e seu planeta - no caso, nosso planeta, a Terra - destruídos. Por sorte (ou não) seu amigo Ford Prefect revela, poucos minutos antes do fim do mundo, que é de outro planeta. Literalmente.

Assim começa "O guia dos mochileiros da galáxia", um clássico atual da ficção científica. Um dos difereciais deste livro é a estrutura da história.

Douglas Adams faz uma espécie de crítica velada à sociedade e aos valores humanos, por meio do humor e da irônia, sem que a narrativa perca a leveza e deixe de der divertida.

A caracterização dos personagens é genial. Por exemplo, há Marvin, um robô que é capaz de sentir emoções humanas e é completamente depressivo e egocêntrico Presidente da Galáxia Zaphod Beeblebrox - cuja verdadeira função é distrair as pessoas para que as pessoas que realmente estão no poder mandem.

"Porque as pessoas nascem? Porque elas morrem? Porque elas passamum tempo tão grande entre o nascimento e a morte usando relógios digitais?

O livro conta com várias frases de efeito, entre elas, a mais popular, "Não entre em pânico".  O "Guia" é o primeiro volume de uma série de seis volumes. Uma leitura leve, rápida, e bem humorada, válido tanto para fãs de ficção científica quando pelos não fãs.

Livro: O guia do mochileiro das galáxias.
Autor: Douglas Adams.
Gênero: Ficção científica.
Editora: Arqueiro.
Páginas: 204.

3 comentários:

  1. Já tinha visto algumas resenhas deste livro, mais nunca me enteressei. Vendo que você gostou do livro quem sabe eu não goste também!!
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou, Isabela. Uma pena que comigo esse livro não funcionou. Não vou dizer que é porque ele é ruim, afinal tem muita gente que gosta, mas as piadas dele não deram certo comigo. Achei muito non-sense. Apesar de não ter gostado, não julgo aqueles que gostam, afinal todo mundo tem direito a uma opinião própria.

    Tefinha - http://aminhadimensao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. que fofo esse livro. poxa oixa


    Selene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROGROÇÃO COM BlackBerry

    Espero sua visita!

    ResponderExcluir